WordPress ou Joomla! ?

Os CMS mais populares são de longe o WordPress e o Joomla!. Na verdade, o WordPress lidera essa corrida com alguma folga — quase um quarto dos sites da internet dependem dele. Mesmo assim, o Joomla! ocupa um respeitável segundo lugar.

A característica mais atraente é que ambos são grátis; os seus gastos serão com hospedagem de sites, templates, plugins e extensões.

O WordPress possui mais de 45 mil plugins disponíveis, comparados às cerca de 7 mil extensões do Joomla!. A diferença de quantidade é assustadora, mas ambas terão o suficiente para praticamente qualquer ideia sua, É possível usar só plugins ou extensões grátis, algumas delas irão exigir que você desembolse alguma quantia. Mesmo assim, os preços não são particularmente chocantes, e muitas vezes o investimento vale a pena.

Independentemente de qual dos dois CMS você escolher, a aparência do seu site vai depender de temas. São layouts pré-fabricados, que você escolhe e pronto: cara nova para o seu blog, ecommerce etc.

As diferenças maiores começam a aparecer quando você quer ir além do que os temas oferecem de cara. Talvez um ou outro elemento não esteja bem ao seu gosto, ou você precisa de alguma funcionalidade que não veio embutida.

O WordPress foi criado como uma plataforma de blogs, e é assim que ele brilha. A interface e os recursos desse CMS são automaticamente relevantes para a construção de um blog, e se o seu projeto é esse, talvez a sua escolha já esteja feita por você.

Se o que você quer é um site com área de membros, fórum de discussões, contribuições de terceiros e assim por diante, aposte no Joomla!

No quesito controle, o que facilita o uso de um CMS é que todo o gerenciamento do site é feito por um painel. Nesse critério, Joomla! e WordPress são semelhantes, e os dois painéis são bem fáceis de usar.

Á primeira vista, o painel do Joomla! parece um pouco mais complexo. Mas essa é só uma primeira impressão; navegar nele é tão simples quanto navegar no WordPress.

No final das contas, a sua escolha dependerá do tipo de projeto que você quer montar acima de qualquer outra coisa.

O WordPress é melhor para blogs e sites com navegação mais simples ou até mesmo ecommerce. Já o Joomla! se destaca quando o assunto são portais, fóruns e assim por diante.

Ambos os CMS são eficientes e fáceis de usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WhatsApp WhatsApp